Memórias de um Assassino – Salinui chueok

Bora investigar estas mortes

Bora investigar estas mortes

Como prometido, depois de Host fui correndo assistir mais um filme do Joon-ho Bong. Não sei nem dizer qual dos dois foi mais especial. Memórias de um assassino é aquele filme muito fácil de gostar e de assistir. Eu não senti o filme passar mesmo. Foram mais de duas horas que poderiam ter durado os três Senhor dos Anéis tranquilamente. Sabe aquela sensação boa que fica depois de um bom livro ou filme? Foi bem assim que eu fiquei.

O filme conta a história real de um caso de assassinato de mulheres em 1986, o que por si só já era o suficiente para mim. Depois de Zodíaco, a cada filme policial de serial killer contemporâneo (o filme, não a história) eu espero pelo melhor filme da minha vida. E sempre é uma decepção, acho que com exceção de Prisoners (Os suspeitos) – e aqui há outra exceção porque não é um filme realmente de serial killer – não me lembro de nenhum que tenha me feito suspirar (é, acho que eu suspiro com filme policial, mais especificamente de serial killer [o que isso diz sobre mim?]).

Por boa parte , esse é clima do filme

Por boa parte , esse é clima do filme

E o que é esse filme? Eu posso ficar escrevendo aqui até amanhã sobre cada cena. A de abertura com a criança correndo num campo de trigo (era trigo? algum cereal), em que aparece o primeiro corpo. Ou qualquer cena onde aparecem as casas por dentro, que diz muito sobre a situação do país na época. Ou então a cena de perseguição dos policiais atrás do suspeito. Ou melhor ainda, a cena em que o assassino ataca a vítima, na chuva. Todas são maravilhosas, e por vários motivos. Não é algo apenas estilizado onde só o visual importa. O diretor consegue captar isso e dar mais, nos contando todo o contexto do momento (seja de emoções ou o social mesmo).

É realmente para ficar impressionada. Se todo o cinema fosse assim eu nunca mais teria uma experiência ruim, isso eu garanto. Nada como ver um filme fácil de se ver. Agora o negócio é partir para o próximo filme do Joon-ho Bong.

Deixe um comentário