5 Filmes Pós-Apocalípticos

Então, no meu contrato com Mozão está escrito que sou obrigada a ver um filme de catástrofe ou pós-apocalíptico por semana. No começo, eu não gostava. Agora, quase gosto. Fiz uma lista entre os últimos que fui vendo. Não queria escrever um post pra cada um, então eles estão aqui sem ordem definida de importância ou qualidade ou mesmo preferência. São todos muito conhecidos, mas se você não viu algum, fica o reforço de alguém que recomenda. É um tema que quase todo mundo gosta. Vamos lá!

A Boy and His Dog

09-1

Um cachorro telepata num mundo pós-apocalíptico de baixo orçamento. É melhor reformular: um cachorro telepata muito do carismático, num filme que mostra um universo bem imaginativo, e que peca, talvez, por uma trama que a essas alturas nos parece um pouco datada. Quer um exemplo? A mocinha que é muito pateta para os nossos gostos de hoje em dia. Mas o negócio é prestar atenção no universo, que é bem montado, e no cachorro, que é telepata. Não sei se falei dele.

The Last Man on Earth

thelastmanonearth

Do próprio ponto de vista, ele é a única salvação da humanidade, sobrevivente solitário de um vírus que varreu nossa espécie; do ponto de vista dos outros, ele é uma lenda: um monstro, um assassino, último entrave entre o fim de um mundo e o começo de um novo. The Last Man on Earth, adaptação de 1964 de uma novela de Richard Matheson, vai entrar nesta lista pois traz muito do que se imagina que um fã do gênero goste, e tudo de um jeito ligeiramente diferente. A tragédia lenta de um fim do mundo pouco escandaloso, o protagonista já tiozinho, a trilha sonora onipresente que marca muitas das produções do cinema comercial da época, as atuações vários tons acima do que nos parece aceitável hoje em dia, etc., etc., etc. E uma qualidade inegável: Vincent Price. É um deleite ver aquela figura sombria aparecendo o filme inteiro com paletó de ombreira.

O Livro de Eli

the-book-of-eli-1024

Tem umas patacoadas que o público dos Estados Unidos engole muito mais fácil do que a gente, mas não dá para negar que é legal. Se você está querendo bolar um filme pós-apocalíptico, ou a bem da verdade qualquer filme, e consegue o Denzel Washington como o seu mocinho, metade do trabalho acabou. O Livro de Eli entrega a destruição que você quer ver e tem um visual incrível. É cada vez mais citado em fóruns internet adentro, quer dizer: ficou na cabeça das pessoas.

Planeta dos Macacos – O Confronto

planetadosmacacos

Quando anunciaram o reboot da franquia, ninguém dava nada pelo macaquinho nem pelo James Franco. James Franco é mais ou menos, mas o macaquinho é o cão. O tempo passou, o segundo filme deixou o James Franco lá atrás e investiu, como só poderia ser, não no fim do mundo mas no recomeço dele. É um filme talvez quadradinho demais, com tudo muito ajustadinho, calculadinho, e talvez por isso não mate ninguém de amores, mas é interessante pela ambientação, pelo clima, por querer mostrar um reboot do mundo, e especialmente, claro, pelo Cesar. Neste gênero, de maneira geral, a gente vê paisagens urbanas destruídas, areia, estradas, e por isso a Floresta das Sequoias e o cenário de San Francisco fazem tão bem aos olhos.

Mad Max 2: a Caçada Continua

mad-max-road-warrior-blu-ray

Você tem que ser muito perdido para não saber do que se trata, mas pode ser que não tenha visto: veja. É um filme de ação com uma penca de batidas de carro, uns caras loucos do meio do deserto que falam coisas desconexas, uma galera meio do bem e meio insuportável que está protegendo uma porrada de gasolina (e que gasta meio que a mesma quantidade de gasolina tentando proteger a gasolina, mas né?). Veja, vá lá e depois venha me dizer se não concorda: não é verdade que o inventor do motocóptero foi uma peça muito mais fundamental do que o nosso amigo Mel Gibson? Repare.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s